Brasília Utopia Lírica

4

O fotógrafo Vicente de Mello lançou-se na aventura de fotografar a cidade de Brasília em 2011, com o desafio de traduzir uma visão particular sobre a arquitetura e o urbanismo da capital. O resultado é uma exposição composta por 30 fotografias em três formatos, que trazem uma leitura subjetiva e atemporal da Capital Federal.

3

O fotógrafo procurou retratar lugares conhecidos e também os poucos comentados, como a torre de TV projetada por Lúcio Costa, os edifícios funcionais, militares e religiosos de Oscar Niemeyer, e a ponte JK de Alexandre Chan.

2

Vicente de Mello afirma que a idéia de seu ensaio é quebrar a barreira do facilmente identificável. “Queria que mesmo os brasilienses vissem as imagens e demorassem a captá-las, a entendê-las. Cada fotografia tem um título e este cruzamento entre palavra e imagem, potencializa sua percepção, dando ao olhar a possibilidade de escapar da temporalidade e o espectador entende que a foto é mais do que se vê, é também a sua interpretação dela”.

1

Com curadoria assinada por Lemos e Waldir Barreto, a exposição Brasília Utopia lírica está em cartaz no CCBB Brasília até 7 de setembro, na Galeria 3, de quarta a segunda, das 9h às 21h – entrada franca.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>