Olga Krell – a grande dama da decoração brasileira

2

Um olhar que vai além da arquitetura, Olga Krell percorreu pela possibilidade que o mundo das letras proporciona ao ser também uma jornalista formadora de opinião, quando assim transcrevia seu talento na arte de decorar para os papéis. Sua vida foi, e ainda é regida pela honestidade e profissionalismo, em que fotógrafos, produtoras, arquitetos, jornalistas, paisagistas e publicitários viviam à sua volta absorvendo de seu conhecimento e talento. Toda sua história de vida virou livro em: Olga Krell – A Grande Dama da Decoração, pelas mãos do escritor Claudio Yida.

1

Capa do livro Olga Krell – A Grande Dama da Decoração, escrito por Claudio Yida e lançado pela Capella Editorial no começo de dezembro/2014.

Por tudo que Olga Krell representa no mercado editorial e de decoração, Claudio Yida discorreu entre seu perfil pessoal e principalmente profissional, que nas últimas quatro décadas é referência para profissionais do setor e grande responsável pelo crescimento e consolidação do mercado de decoração no Brasil.

2

Olga Krell – considerada a grande dama da decoração no Brasil

Em uma narrativa pessoal durante algumas passagens do livro, Olga conta sobre sua vida em trechos importantes e pitorescos, histórias como a sua saída de sua cidade natal, na Cracóvia, um pouco antes da invasão da 2ª Guerra Mundial até sua chegada ao Brasil. Ou quando foi para os Estados Unidos, se graduou em arquitetura e voltou para sua brilhante carreira na Editora Abril.

Além de momentos leves, comoventes, e por vezes, divertidos relatos de suas lembranças, o livro apresenta também inúmeros personagens que tiveram o prazer de conviver mais próximos à Olga. Incluindo Claudio Yida, que por duas vezes trabalhou com ela, somando 30 anos de convívio ao seu lado.

3

Em 1976, quando Casa Claudia saía como edição especial e Olga exibia o artesanato da feira de Caruaru.

Carreira e olhar crítico

Olga Krell iniciou sua brilhante carreira em 1963 comandando a Cozinha Experimental, de Claudia, numa época em que as chamadas revistas femininas ainda estavam começando a falar de culinária. Em seguida, comandou o Estúdio Fotográfico da Editora Abril, ajudando a criar um novo olhar no que diz respeito à fotografia no Brasil. Por seu talento e conhecimento na arte de fazer revistas, foi responsável por várias publicações de sucesso como – Casa Claudia, Arquitetura & Construção, Espaço D, Decoração e Estilo Casa, entre outras.

4

 

Olga Krell em 1973 montando um ambiente no Estúdio Abril para revista Casa Claudia.

Olga criou uma verdadeira escola por seu trabalho, empenho e dedicação, sendo uma das grandes responsáveis pelo crescimento e consolidação do mercado da decoração do país e de inúmeros arquitetos e decoradores, que hoje, são figuras de destaque no setor.

Seu talento e trabalho são reconhecidos atualmente por um prêmio anual em seu nome – Prêmio Olga Krell de Decoração, realizado pela On Line Editora (do grupo IBC- Instituto Brasileiro de Pesquisa), em que arquitetos, designers de interiores, paisagistas e decoradores de todo o Brasil escolhem entre cinco categorias – de suas respectivas áreas, para concorrer às premiações.

5

Prêmio Olga Krell, concurso realizado pela Online Editora (do grupo IBC- Instituto Brasileiro de Pesquisa).

Ficha técnica:

Título: OLGA KRELL – A Grande Dama da Decoração
Autor: Claudio Yida
Editora: Capella Editorial
Idioma: Português

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>